Como habilitar cache APC PHP no Windows

Penei muito para conseguir habilitar esse bendito APC no meu server (Apache), o problema estava nas versões do php que eu estava baixando que dava conflito com a extensão do APC.

O motivo do conflito se dava que eu estava baixando a versão do PHP 5.3.5 VC6 enquanto que a versão do APC era o VC9, sendo que ambos tem que ser VC6 ou VC9.

Então vamos agora para instalação. Aproveitei e fiz logo a instalação das versões mais recentes do server e php que utilizo.

1° – Faça o download da versão mais atual do Apache 2.2.17 (baixei esta versão – Win32 Binary including OpenSSL 0.9.8o (MSI Installer)) : http://httpd.apache.org/download.cgi#apache22

2° – Você instala seu Apache normalmente (através deste link você aprende como instalá-lo);

3° – Em seguida, fiz o download da versão PHP 5.3.5 , especificamente este php-5.3.5-Win32-VC6-x86.msi. Você faz o download dele neste link, baixe o  VC6 x86 Thread Safe o “Installer”.

4° – Instale seu PHP (por meio deste link você aprende como instalá-lo);

Após está instalado e funcionando tudo que precisamos, vamos habilitar o APC.

5° – Você faz o download da versão do APC compatível com a versão do seu PHP: Ex. Fiz o download do PHP 5.3.5 VC6, então preciso fazer o download do APC para o PHP 5.3 VC6. Você faz o download neste link de sua extensão: http://downloads.php.net/pierre/ . Especificamente, fiz o download deste: php_apc-3.1-svn20101116-5.3-vc6-x86.zip.

6° Agora, você o descompacta e joga o php_apc.dll dentro da pasta de extensões do php, no meu caso fica aqui (Por padrão do PHP, as extensões ficam no pasta “ext”):

7° Agora você abri o arquivo php.ini, que se encontra na pasta root da sua instalação do php e acrescente isto no final do arquivo (Para maiores informações sobre as variaveis do APC acesse: http://apostilas.fok.com.br/manual-do-php/apc.configuration.php);

extension=php_apc.dll

apc.enabled = 1
apc.shm_segments = 1
apc.shm_size = 64
apc.optimization = 0
apc.num_files_hint = 1000
apc.ttl = 0
apc.gc_ttl = 3600
apc.cache_by_default = On
apc.slam_defense = 0
apc.file_update_protection = 2
apc.enable_cli = 0
apc.stat=0

8° – Depois que o php_apc.dll está na pasta de extensões e o php.ini já está configurado, reinicie seu servidor Apache, após isto confira se já está habilitado no seu PHP, através da função phpinfo();

Agora habilitado seu APC você pode acompanhar toda a performance dele, analisar os seus caches e etc.

9° – Faça o download do APC estável (stable) por aqui : http://pecl.php.net/package/APC. No meu caso fiz o download da versão 3.1.6. Após o download descompacte-o ficará desta forma:

10° – Pegue esta pasta APC-3.1.6 e coloque na pasta root do seu Apache. No meu caso, eu renomei a pasta “APC-3.1.6” para “dev” e a coloquei na pasta htdocs do Apache (pasta root padrão);

11° – Pronto, agora acesse pelo browser o arquivo apc.php dentro da APC coloca na pasta root do seu Apache: Exemplo: http://localhost/APC-3.1.6/apc.php ou http://localhost/dev/apc.php (se você fez como fiz). Aqui você pode acompanhar tudo do seu APC =D.

É isso, espero que consigam habilitá-lo e utilizem-no bastante nas suas aplicações para evitar carregamento extras no servidor e deixar usuários mais felizes com menos tempo de espera. ^^

OBS: Se as suas aplicações estiverem na versão 5.2, não se preocupe. Não é necessário atualizar o seu PHP para a versão mais recente, pois existe o APC para a sua versão. É só ir neste link e procurar. Não se esqueça de encontrar o APC compátivel com seu PHP, aquelas versões VC6 e VC9 precisam ser iguais!

10 comentários

  1. Valeu cara, show de bola esse tutorial! Estou a usar com zend framework, vc sbe me quando é aconselhável substituir o backend de “File” para “APC”?

  2. Gente, …Lembrando… se você tiver o XAMPP, é bem mais fácil habilitaro APC do PHP =].

    XAMPP é perfeito! ^^

    Abraço!
    Deus nos acompanhe sempre.

  3. Candido, outra coisa o controle total do cache é via aquele arquivo apc.php? Pq no zend o debug_header (frontend) é ignorado ao usar o backend como Apc. Como você faz o controle?

  4. Candido, beleza, sou Marcelo e curioso por PHP, estou tendo esse problema mais estou usando ao inves de apache uso o IIS, e a versao do meu PHP para windows server 2003 e a 5.3.10, sabe me informar o passo a passo de como habilitar o apc no maldito windows, minha aplicacao fica lenta pra caramba e nao consigo habilitar da erro…valeu, meu msn: marcelomop@hotmail.com.

    1. Mestre Marcelo,

      Desculpa-me, mas só fiz o tutorial naquelas especificações em que citei… não sei como fazer na situação em que você se encontra, pois nunca fiz =/ …

      Mas tente fazer como eu fiz, quem sabe dê certo, mesmo que as especificações não sejam as mesmas.

      Abraço.
      Deus nos acompanhe sempre.

  5. Depois que instalei a apc começou a dar error no mysql. no database selected, quando excluo o apc volta a funcionar normalmente. o que pode estar acontecendo?

    att

Deixe um comentário

