Obter chave do Google Maps para o Android

Eu estava com o problema de obter esta bendita chave para que eu possa utilizar o Google Maps na aplicação que estou desenvolvendo.

Como no livro que estou estudando (Google Android – Novatec 2° ed.) pede:

1° Para você colocar no seu Path o caminho do keytool  do JDk (coloque o caminho até a pasta ‘bin’);

2° Em seguida abra o cmd do windows e digite a seguinte linha:

keytool -list -alias androiddebug -keystore “C:/Users/<user>/<pc>/.android/debug.keystore” -storepass android -keypass android 

Entretanto apresentava um erro “erro de keytool: java.lang blá blá blá“. A solução foi somente alterar o idioma do windows para Inglês (Estados Unidos).

3° Logo após ser instalado o idioma, caso não tenha mudado após reiniciar seu computador, vá no Iniciar do Windows e na caixa de busca de programas e arquivos, digite: language

windows7-alterar-idioma-5

4° Clique no programa do painel de controle que é mostrado na imagem abaixo. Como meu Windows 7 já está em português, foi mostrado “Alterar o formato de data, hora ou número”. Mas no Windows 7 em outro idioma é o mesmo programa, só que com outro nome.

windows7-alterar-idioma-6

5° Será aberta uma janela semelhante ao que é mostrada logo abaixo:

windows7-alterar-idioma-7

 

 

Após alterar o idioma, abra novamente o cmd e coloque apenas até esta parte:

keytool -list -alias androiddebug -keystore “C:/Users/<user>/<pc>/.android/debug.keystore”

Ele irá pedir a senha, e você coloca: android. Pronto foi gerada a sua chave MD5 do certificado digital, em seguida acesse http://code.google.com/intl/pt-BR/android/maps-api-signup.html coloque sua chave MD5 e pressione o botão “Generate API Key” que apresentará o resultado com sua chave. ^^

13 Comments

  1. Cara muito bom. Deu certo aqui. Eu estava com esse mesmo problema.
    Uma vez tive que mudar o idioma do sistema para instalar o Glassfish v3.
    Parabéns.

  2. Cândido, segui as orientações que você passou, mas não consegui.
    Minha chave MD5 do meu certificado digital é:
    3C:6F:33:04:5D:C3:7F:39:B7:98:69:92:4A:A5:73:11:64:E3:FF:F4
    Eu acessei o http://code.google.com/intl/pt-BR/android/maps-api-signup.html .Coloquei a minha chave MD5 e pressione o botão “Generate API Key”. Ele dá a seguinte mensagem de erro:
    “A digital inserida não é válida. Pressione o botão Voltar no navegador e insira uma digital certificada válida.”
    É muito estranho, pois eu anotei direitinho a chave MD5.
    Você poderia me ajudar? Abraços

  3. Cara, segui os seus comentários do post, mas não obtive sucesso.
    A minha chave MD5 gerada é:
    3C:6F:33:04:5D:C3:7F:39:B7:98:69:92:4A:A5:73:11:64:E3:FF:F4
    Quando eu peço para gerar a API key o Google diz que a minha chave MD5 é inválida.
    Você poderia me ajudar?
    Parabéns pelo post!
    Thiago

  4. Meu caro amigo, em meu caso aconteceu a mesma coisa que os amigos acima
    O google diz que meu certificado MD5 é falso, poderia me ajudar? Obrigado
    Atenciosamente Erik leandro Dominato Perez

    Abraço

  5. Pessoal, na versão do JDk 7 pra funcionar tem que adicionar a opção -v depois list:

    keytool -list -v -alias androiddebugkey -keystore “C:\Users\\.android\debug.keystore”

Deixe uma resposta

