Exportar páginas para Flash

Já lá vão os tem­pos em que para se fazer uma sim­ples apre­sen­ta­ção ou algo com mais movi­mento impli­cava 3 ou 4 pro­gra­mas, ter skills em todos eles, e rezar para que a coisa resultasse.

Ape­sar das suas limi­ta­ções o Inde­sign faz uma belís­sima apre­sen­ta­ção dos docu­men­tos no for­mato PDF ou SWF com as Page Tran­si­ti­ons.

Pre­tendo criar um docu­mento de 8 pági­nas em Flash. Selec­ci­ono o sub-menu da Palete Pages > Page Tran­si­ti­ons > Choose.

flash_1

Estas são as opções que o Inde­sign per­mite expor­tar para Flash. Para quem conhece um pouco de Power­Point ou Key­note, é bas­tante similar.

Neste exem­plo, esco­lho a opção Page Turn, que só fun­ci­ona para Flash. Todas as outras fun­ci­o­nam em PDF’s inte­rac­ti­vos e Flash. Aplico a todas a páginas.

flash_2

Ao fazer OK, é apre­sen­tada esta palete, que ainda nesta fase, me per­mite alte­rar a forma de visu­a­li­za­ção ou de per­so­na­li­zar a entrada das pági­nas, a sua direc­ção e velo­ci­dade. Esta palete encontra-se no menu Win­dow > Inte­rac­tive > Page Transitions.

flash_8

Dando uma vista de olhos pela Palete Pages, veri­fico que as tran­si­ções de página estão apli­ca­das em todo o docu­mento, indi­cado pelo ícone à direita em cada um dos spre­ads.

flash_3

O docu­mento está pronto para ser exportado.

Menu File > Export > SWF.

O qua­dro apre­sen­tado é mais do inte­resse de um web­de­sig­ner. No entanto, há que saber o que se pre­tende do docu­mento. Neste exem­plo, exporto o texto para Flash Text. As outras opções (Vec­tor Paths e Ras­ter Image) permitem-me expor­tar o texto em vec­to­res ou imagem.

Tam­bém posso espe­ci­fi­car qual a com­pres­são das ima­gens. Mais uma vez, penso que será o web­de­sig­ner a dar as espe­ci­fi­ca­ções que pretende.

A opção Include Inte­rac­tive Page Curl, se esti­ver activa, per­mite adi­ci­o­nar uma fun­ção que faz “folhear” as pági­nas, inde­pen­den­te­mente da tran­si­ção apli­cada. Ou seja, posso ter esco­lhido a opção Unco­ver, e se o botão Include Inte­rac­tive Page Curl esti­ver assi­na­lado, o ficheiro de Flash fará a tran­si­ção pedida (Unco­ver) com a ani­ma­ção Page Turn. Assi­nalo tam­bém Gene­rate HTML File.

flash_4

O resul­tado da expor­ta­ção são 2 fichei­ros: o html (para visu­a­li­zar num brow­ser) e o ficheiro Flash pro­pri­a­mente dito.

flash_5

Ao abrir o ficheiro html no Fire­fox, e posi­ci­o­nando o cur­sor no canto infe­rior direito da página, vejo a opção Page Turn a fun­ci­o­nar (cli­que para ampliar).

 

flash_62Final­mente, o pró­prio html é todo ele edi­tá­vel no Dre­amwa­ver, ou pro­grama similiar.

flash_7

Con­clu­são: As Page Tran­si­ti­ons são uma exce­lente fea­ture do CS4, que evi­tam ter conhe­ci­men­tos de HTML ou Flash para fazer uma apre­sen­ta­ção bas­tante decente.

Bons Flashes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s